Entrevistas

PN ENTREVISTA: FLÁVIA PEREIRA & A PÁSCOA SEM CHOCOLATE

A entrevista de hoje, não está boa, ela está maravilhosa. A Flávia, além de paraquedista (!), mãe da Catharina, Empreendedora é Educadora Parental e comanda o Instagram e Blog chamado “Pais ajudam Pais”, que é incrível! Cheio de conteúdo relevante da área.

Eu acho que nada como a experiência contada, não é? Mais do que teorias o que vivemos na prática realmente dá o sumo do que a gente é. A Flávia é dessas pessoas inteiras que tive o prazer de conhecer e conviver um pouquinho no último ano. Cheia de verdade em cada fibra de tudo que ela faz! Vamos ler sobre o sentido da Páscoa para ela e sua família? Vem comigo que te garanto aprender um pouco!!!

1) Vamos falar de PÁSCOA! Como está sendo essa época para ti? Quais simbolismos vêm à tona?

Bom, primeiro eu tento resgatar as coisas em mim! Para que seja verdade para a criança, para que ela realmente sinta ela precisa ser verdadeira em mim. Pra mim a Páscoa no momento está sendo um recolher. Neste ano é um fechamento de ciclos, deixar morrer várias coisas que não fazem mais sentido ou que simplesmente encerraram na minha vida. E tá sendo um momento onde eu estou me recolhendo, ficando mais quieta, pensando nas amizades e em como elas tem me nutrido, o que eu estou dedicando o meu tempo, a minha rotina e pra que eu consiga realmente me cercar de coisas que façam sentido pra mim. E pra isso eu preciso como a borboleta me colocar no meu casulo um pouquinho, observar tudo, deixar morrer várias coisas em mim para que floresçam de outra forma.

 

2) Somos engolidos pela rotina, então as vezes vamos pensar em Páscoa só na véspera! É assim pra vocês?

Não. A Páscoa para mim não é pensar só na véspera, é todo um processo. Tanto de músicas, como de histórias como esse recolhimento, que acho muito necessário. Eu comecei hoje a olhar minhas amizades de forma diferente, pra como eu organizo a minha rotina e a minha casa de forma diferente… Então pra mim, é um processo muito mais interno do que essa coisa superficial do mundo moderno de querer que seja algo externo: de comprar algo, fazer algo…

 

3) A Catharina entende? Pergunta sobre?

A Catharina entende a Páscoa como um processo do renascer, do viver. E de forma muito lúdica! Na verdade, a gente começou a entender que estava refletindo nela quando ela começou a levantar questionamentos sobre a morte. E como a morte é um tabu hoje em dia né? E a gente falou muito sobre a morte com ela porque ela trouxe. E quando é verdadeiro na gente, a criança sente. “A lagarta vai morrer?” Vai. “E depois o que acontece com a lagarta?” – Ela se transforma numa borboleta! Assim como muitas coisas que em nós morrem.

Ela também me perguntou do ovo, o que era o ovo. O ovo é tudo que tem em nós, filha, é um mistério. Tudo pode renascer através do ovo e a gente não sabe o que vai nascer. E muitas vezes a gente não sabe mesmo e essa é a preciosidade que há em nós!

Então procuramos explicar dessa forma bem lúdica pra ela, por exemplo, com as músicas como a da lagarta!

“Lagarta corre pelo chão,

comendo folhinhas de montão.

Come, come não para não! “

 

4) Lindo! E agora uma bem curiosa : a Páscoa sem chocolate! Como é isso?

Então, Páscoa sem chocolate e sem consumismo é até curioso né?! rs Porque a Catharina passa pelo ovo de Páscoa e ela não sabe o que é o ovo de páscoa do mercado. A gente até brincou, porque nós estávamos em viagem e ela viu os ovos em Pomerode e lá ela ganhou um bem pequeno e ela comeu e tudo bem. Mas há duas semanas atrás estávamos no mercado e ela apaixonada pelo saquinho de cenoura em miniatura para comer como o  coelhinho “que pula pra frente, pula pra trás. Comeu umas cenouras e ficou forte demais!” – isso ficou muito mais forte pra ela do que o ovo de páscoa que é vendido no mercado de forma caríssima!

Mas o próprio simbolismo do chocolate agora começou a existir aqui em casa mas de forma muito simples, a gente derrete, a gente vai colocar numa forminha. E aqui em casa a gente tem o prazer do doce, nos sábados, de forma equilibrada e saudável!

 

Para quem quer conhecer o trabalho da Flávia:

Instagram: @pais.ajudam.pais

Site: https://www.paisajudampais.com.br/

18 abr 19
Comente pelo Facebook
Deixe um comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado

Up