Escolhas

BENEFÍCIOS DE OUVIR HISTÓRIAS

Mais uma da sessão “é de graça e é incrível”: já é sabido que o hábito de ler histórias e o contato com livros desde casa possivelmente gerará jovens adultos muito mais interessados em livros do que crianças que crescem em ambientes sem este contato. Não que seja regra, mas no geral, o fato de ler em conjunto com os pais quando criança, ver os pais lendo livros, indo a bibliotecas e livrarias gera uma referência que futuramente será explorada na própria experiência desse sujeito.

Em recente estudo, a Associação Americana de Pediatria após estudo com crianças de 3 a 5 anos traz a recomendação de que o “ouvir histórias” seja amplamente proporcionado às crianças desde o seu nascimento. Neste estudo, monitorou-se por ressonância magnética a oxigenação de áreas do cérebro de crianças durante a atividade e viu-se que o ouvir histórias está positivamente associado à ativação de regiões do lado esquerdo do cérebro – relacionadas ao processamento semântico. Dentro desta hipótese a leitura à crianças pequenas ajudaria não só no reconhecimento de novas palavras, mas na compreensão de sentido, significado e cronologia.

Pensando nisso separei dois títulos que acho interessante para leitura com os pequenos! Estes podem ser utilizados sem restrição de idade!

livro3 livro

Fonte (somente em Inglês): Official Journal of the American Academy of Pediatrics 

 

20 ago 15
Comente pelo Facebook
Deixe um comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado

Up