Kids, Reajo, Logo Existo

A ÁGUA É MÃE

Essa semana conversando com uma mamãe “recém parida”, falando sobre as técnicas do Harvey Karp (já dei essa dica aqui? Acho que não… Mas são boas!), veio a clássica ” ele só se acalma na água”. Até fazia um tempo que não ouvia essa frase que vamos combinar de cada 10 mães e pais – 8 ou 9 devem concordar, não é?

Lembrei que tinha lido algo sobre isso, em algum dos livros que fazem “o volume” na estante mas na hora não achei justo inundar a pessoa com uma palestra de que sim, a água é deveras importante.

Mas aqui onde o campo é meu e a bola é minha, já é:

Bebês recém nascidos estão acostumados a outro ambiente, um ambiente aquoso. Ponto. Até aí todo mundo sabe. Mas vamos além… A tendência é achar que bebês só choram quando tem frio, fome ou estão de fraldas sujas, mas, a lembrança mais tenra e mais recente deles era daquele ambiente. Será que não podem chorar com medo ou saudade?

Na barriga o contato físico com a mãe se dava em primeiro momento através da água que o envolve. As sensações eram trazidas pela água. Mesmo o barulho, a voz da mãe tudo isso vinha e era sentido pela água.

Não é atoa que para adultos existem inúmeros tratamentos que envolvem água quente. Ôfuro, banheiras, mesmo um banho quente acalmam o mais marmanjo bronco! A sensação de estar imerso à água é boa e prazerosa até hoje porque de fato ativa memórias gostosas: de proteção, de relaxamento, de calor…

Para nós conscientemente já foi há algum tempo, mas para um bebê foi literalmente ontem.

Já ouvi de um professor muito cartesiano que “a vida do útero termina com o nascimento, ninguém quer voltar” – discordo e com muitas provas! Temos aí bebês que amam entrar no banho e morrem pra sair, bebês que amam estar enrolados e apertadinhos como no limite uterino, bebês no sling… Tem provas sobrando contra essa afirmação.

Inclusive com criancas mais velhas a água deveria ser usada terapeuticamente. Deixa-los em momentos de fúria ir brincar e se conectar com a água é no fundo se conectar com a mãe.

Sem mais nessa equação.

Água = mãe = ❤

Processed with VSCO

Fonte Instagram @babithomaz

Fonte Instagram @babithomaz

E água COM a mãe então? Ah, não vou nem precisar dizer que é o paraíso na terra!

17 jan 16
Comente pelo Facebook
Deixe um comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado

Up