Pais, Reajo, Logo Existo

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA!

O brincar é coisa séria! Quando as crianças brincam colocam em prática (criam, recriam, ensaiam, replanejam) situações reais e imaginárias e dão vasão a sua criatividade. Deixar e incentivar que seu filho brinque (e se divirta muito!) é essencial para o desenvolvimento saudável dele.

Considere o “brincar” como um investimento nele: um investimento cheio de alegria, de desenvolvimento dos processos cognitivos e da personalidade.

Mesmo crianças maiores que já tem outras atividades (como escola, aulas extra classe, tarefas de casa) devem ter um tempo reservado no dia exclusivamente para brincar. Assim como um adulto não trabalha o dia inteiro e necessita de um tempo fazendo o que bem entender como válvula de escape os pequenos seguem a mesma lógica.

Dicas gerais quanto ao brincar!

Envolvimento: seu filho prefere brincar sozinho ou com outras crianças? Dependendo da sua resposta busque ajudá-lo a socializar e brincar quando possível com outras crianças (ou com você!) com certeza a brincadeira ficará ainda mais rica.

Tipo de brincadeira: Dê preferencia a brincadeiras que estejam adequadas a idade da criança. Deve-se prestar atenção as brincadeiras, quase sempre elas nos mostram o que está acontecendo e o “mundo” em que a criança vive. Por isso fique atento e não permita brincadeiras que envolvam violência e chacota, por exemplo. Se isto acontecer é hora de se aproximar e ver o que está ocorrendo.

Criando memórias: Quem lembra-se de alguma brincadeira de infância em conjunto com pai, mãe ou irmãos? Nessa fase construímos memórias que durarão o resto de nossas vidas. Aproveite para ajudar seus pequenos a tê-las também, tirar tempo para fazer programas divertidos em família é extraordinário e de graça. Pense nisto!

kidsplaying

18 ago 15
Comente pelo Facebook
Deixe um comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado

Up