Kids, Reajo, Logo Existo

MOTIVOS PARA MONTAR UMA HORTA EM CASA

Ando numa fase “jardineira urbana” cultivando (leia-se tentando, brigando, desistindo, recomeçando…) uns vasinhos com temperos. Mas como sonhar não custa nada já imagino uma grande horta por aqui! No consultório também percebo o interesse das crianças nessa brincadeira de plantar, claro que lá é tudo de mentirinha mas  para descobrirmos algumas frutas e fazermos uns sucos imaginários acabamos plantando, colhendo, cortando e “provando” frutas e hortaliças!

Se eles já acham legal fazer de brincadeira agora imagina de verdade? Sei que algumas escolas já tem esse projeto mas em casa mostramos que importância esse tema tem para nossa família!

Os motivos para fazer isso são muitos:

1 Conhecendo o que se come

Quem lembra do vídeo chocante do Jamie Oliver mostrando inúmeras frutas e verduras para as crianças e elas sem a mínima idéia do que se tratavam? Se você não viu e tem filhos pequenos, clique aqui para ver e entender o drama! É auto-explicativo, faz pensar como na era do industrializado precisamos dar um passinho para trás e perceber que tipo de educação alimentar damos a nossos filhos.  Só por isso já é mais que motivo para se interessar por uma hortinha própria!

2 Dedicação

Que lição é ensinar que a dedicação é importante dia após dia para que as coisas aconteçam! Assim também será com a nossa horta: mexer na terra, regar, procurar a posição solar adequada… energia e esforço para que algo aconteça! Assim quando o tomatinho que você plantou vai pra mesa o gosto é outro!

3 Terra em Selva de Pedra 

Um canteiro, alguns vasos, um campo aberto… não sei o tamanho que você vai dispor para começar sua horta. Mas em tempos de um mundo de cimento um pedacinho de terra é luxo! Ver crescer o que se planta é um aprendizado para vida, em diferentes níveis.

4 Atividade Pais-filhos

É o que preconizamos: atividades conjuntas. Prazeroso tanto para pais quanto para os filhos construírem algo junto, certo? Vá relatando, explicando, deixando que as crianças perguntem. Lembrou de alguma história da sua infância? Essa é a hora de contar. Incentive que seu filho participe, talvez ele não terá jeito mas oriente-o e o deixe brincar e experimentar novas texturas, como a terra. Arrancou alguma plantinha sem querer? Paciência. Mais do que um plantio industrial aqui o importante é essa construção.

Que tal? Animou para começar?

horta

17 set 15
Comente pelo Facebook
Deixe um comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado

Up